quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Teoria do Estádio: como evitar soluções pressupostas?


Se você nunca foi a um estádio de futebol, peça para um colega te levar. Chegando lá pergunte pra ele quantas pessoas ele acha que tem no estádio.

                Ele deve ter ideia disso, e quando você formular o pensamento de quantas pessoas têm lá, provavelmente vai imaginar um número aproximado ao dele, pois a partir de agora tudo será relativizado pelo pensamento de quem tem mais conhecimento.

                A partir de agora você tem a missão de banir a “teoria do Estádio” de suas reuniões, de seus planos de ação, de sua estratégia. Mas como?

1.       Sempre que marcar uma reunião para resolver um problema, deixe as pessoas saberem qual será o problema tratado na reunião. Na definição do problema a resposta nunca pode ser o próprio problema. Ex: “Falta de funcionários no setor de imantados” não é um problema, pois a solução implícita é contratar mais gente. “Atraso nas entregas do setor de imantados” pode ser um problema.

2.       Atrele seus problemas a seus indicadores de performance: “Alto custo na linha de produção”. Deixe que todos saibam que este é o problema que será tratado

3.       Antes de discutir soluções,  deixe que as pessoas listem as suas ideias, para depois discutir cada ideia

4.       Estimule o pensamento, estimule novas ideias, mantenha canais abertos, divulgue ideias simples, premie ideias simples: as pessoas tendem a seguir os exemplos práticos

5.       Crie canais de “estoque” de ideias e tenha responsáveis. Algumas grandes corporações utilizam bancos de dados mundiais para soluções de seus problemas.

 

Lembre-se: Nenhuma ideia é ruim, todo problema tem solução e todos podem ter a solução.

                 Dê voz às pessoas e os problemas se resolverão!
 
                         "Gerencie pessoas, controle processos"
                                        - Peter Drucker