domingo, 10 de abril de 2011

Comunicação, a base da evolução


              “Precisamos crescer 10% esse ano”
  Reduzir custos ou aumentar receitas  esse é  o desafio, mas o caminho é sempre o mesmo: mudança! Mas então, porque tanta resistência à mudança? Essa resistência  é real? Claro que é!. As pessoas são resistentes às mudanças e isso impacta em qualquer empresa.
                O que tenho percebido e relatado  é que as pessoas não se sentem preparadas para os impactos das mudanças. Elas estão dispostas a investir seu tempo, mas querem ter a garantia de que ao levantarem de suas cadeiras para fazerem algo diferente isso gerará resultados, elas serão reconhecidas por esses resultados e não criarão desafetos na organização. Mas então porquê isso não acontece? 
                Antes de mudar as pessoas têm que sentir que fazem parte da organização e que podem falar com a empresa em que trabalham. Um funcionário que fale “as regras da empresa em que trabalho são muito rígidas” ou “lá no meu trabalho as pessoas não podem comer na mesa” é um trabalhador que não se sente a vontade para sugerir que esta mudança aconteça.
                Mas como mudar esse paradigma?????????????????????????????????
                Comunica! Parece redundância e idéia “daqueles malucos do RH”, mas as pessoas são muito carentes do contato direto com a empresa. Elas não lêem o “newsletter” porque não fazem parte daquilo,. Não lêem as menções do presidente porque acreditam que não foram feitas para elas, apenas “a empresa mudou de estratégia, mas e daí?”.
                Romper a primeira barreira da comunicação depende unicamente do interesse do comunicador, que neste caso tem que ser a empresa, não o colaborador. Então senhores gestores: Falem com seus colaboradores, mandem e-mail, carta de feliz aniversário, lembrete, tudo vale para fazer o  “rapport”, mas não esqueçam: comuniquem-se!
                Para que as mudanças ocorram as pessoas envolvidas precisam saber o que está acontecendo e porque está acontecendo, só desta forma somente neste caminho poderão se sentir à vontade para serem parte ativa das mudanças. Se não tem nada, experimente uma caixa de idéias, uma ouvidoria de idéias,  traga o trabalhador para a empresa que ele levará a empresa para ele.
               
                “O princípio é simples: Use cada canal de comunicação possível, especialmente aqueles que estão cheios de informações não essenciais”
                -Leading Change, Harvard Business Review, janeiro/2007 – Kotter, John P

Roni Stefanuto Rodrigues
Roni_stefanuto@yahoo.com.br
               

Um comentário:

  1. É. Acontece que as pessoas tem um certo "receio" do novo, da mudança. É nessas horas q é necessario dar um tiro no escuro, porque só vamos saber do resultado se o fizermos.
    Quanto a comunicação, isso é imprescindível em QUALQUER relacionamente. É chave q abre a porta inicial. :)

    ResponderExcluir