domingo, 3 de abril de 2011

Planejamento X agendamento : Dois mundos distantes


A história é sempre a mesma: Chega o mês de novembro e você tem que entregar o orçamento do sua área até dia 15. Então você tem 14 dias, com direito a um feriado e dois finais de semana para orçar seu próximo ano. E você não pode parar pra fazer isso, tem que entregar suas atividades normalmente. Junto com isso você recebe o cronograma do orçamento: Dia 1 – Envio do e-mail com a solicitação. Dia 15 – Retorno das áreas Dia 20- Avaliação Dia 30 – Fechamento do orçamento da empresa. 01/12 Registro do orçamento no sistema integrado.
                Esse é o planejamento? Se a resposta for sim, é porquê não existe planejamento, no máximo um agendamento.
                E o que difere o planejamento do agendamento? Seguir alguns princípios básicos:
                -Critério: O que estou planejando é factível? Esta é a pergunta-chave, para formar um bom critério são necessárias algumas análises, como o método SWOT e o próprio desenho do plano. Mas costumo dizer “erre por escolha de critério errado, mas não erre por falta de critério” É muito mais fácil consertar aquilo que você conhece de que base partiu.
                -Conhecimento: Existe o conhecimento e  as informações que embasam meu planejamento? Os colaboradores têm a capacitação necessária? Se não houver isso precisará fazer parte do plano.
                -Comunicação:Meu planejamento envolve comunicar TODOS as pessoas afetadas direta e indiretamente por ele? Muitos projetos falham por não serem fortemente e repetitivamente comunicados. Planos devem atingir todos os públicos necessários. O funcionário de uma obra não pode responder “estou levantando um muro” ele tem que saber que “está construindo um prédio residencial”.
                E com a definição disso tudo, o sucesso do plano está garantido? Não! O que muda é a chance de atingir o sucesso. Planos devem ser vistos, revistos, revisitados e mudados quantas vezes forem necessários durante seu caminho, quanto mais o plano for detalhado e conhecido menor será sua chance de erro na concepção.
                “Conhece a si mesmo e vencerá metade das batalhas. Conhece a ti e a teu inimigo e vencerá todas as batalhas. Não conheça ninguém e o destino será por conta do acaso” -Sun Tzu, A arte da Guerra

                Roni Stefanuto Rodrigues
                Roni_stefanuto@yahoo.com.br

2 comentários: