segunda-feira, 2 de maio de 2011

Falta de tempo: A culpa é de quem?


“O bem planejado já está meio feito”

                Quando alguém em uma organização fala que não tem tempo para fazer alguma coisa  qual deveria fazer parte de sua rotina, é que aquela área está com um problema muito grande. Na maioria das vezes o problema é “apenas” o desdobramento de um problema organizacional e podemos trabalhar algumas hipóteses:
                - Um processo específico  mal estruturado que está gerando um pico para aquela pessoa. Normalmente uma auditoria não planejada ou um processo que envolve clientes externos.
                -Uma organização sem uma estrutura lógica  a ser seguida, que faz com que em alguns pontos as pessoas tenham a sensação permanente de estarem atrasadas para entregar suas tarefas, sem saber como definir suas prioridades e na maioria das vezes sem saber o que é de sua responsabilidade e para quem enviar o que “não é meu problema”.
                A segunda hipótese é a mais recorrente em nossa realidade. As empresas contratam auxiliares, que com o tempo se tornam assistentes, analistas, supervisores e alguns chegam à diretoria. Mas o que a empresa faz para ajudá-los nessa evolução? Aumenta o salário! Ou seja, não faz nada, só atrapalha!
                Mas se pode ser criticado é porque as possíveis soluções, apesar de não serem simples, são de fácil acesso.
                Não é necessário que a empresa invista milhares de reais contratando uma consultoria para falar o que a empresa precisa definir uma estrutura começando pela sua missão, passando pela visão e valores, que deles definirão as  diretrizes organizacionais e as políticas delas conseqüentes.  Na maioria dos casos as empresas até tem algumas dessas coisas escritas, mas elas só existem no papel  e não atingem o último nível de desdobramento, que são os processos e procedimentos, que afetam todos os colaboradores.
                O ideal é que a estrutura organizacional seja definida a partir da missão da empresa num “efeito cascata”,  mas com empresas que já funcionam e precisam se estruturar a idéia é começar arrumando os procedimentos para que se crie um “bom chão” para não ocorrer perda de conhecimento e assim a empresa poderá se estruturar como não fez quando deveria.
                A maioria das empresas brasileiras  “cresceu de uma forma inesperada” (e o planejamento?) e isso fez com que o empresário deixasse muita coisa para trás.Já aprendemos (depois de muito tempo)que o  maior valor da organização é a informação, então as empresas estão sendo obrigadas a se “redefinirem” para continuarem competitivas num mercado globalizado. Você vai ficar para trás?

“Coloque uma pessoa boa em um processo ruim. O processo ganha!”
-Edward Deming

Roni Stefanuto Rodrigues
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