quarta-feira, 13 de julho de 2011

Unidade de direção: Um princípio que se tornou um diferencial


Como definiu Fayol, unidade de direção é ter  “Um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo”. Mas o que isso quer dizer?
                Olhando para a menor parte da organização, que é o colaborador  : Todas as atividades estão atreladas ao objetivo do setor?  O responsável por gerenciar as atividades da área conhece tudo que é executado em seu setor e quais os objetivos da atividade. As atividades executadas na área realmente precisam existir para que os objetivos sejam cumpridos?
                Quando passamos a fazer essa análise no nível tático da organização é que o processo corre um risco maior de se perder, pois o nível de recebimento de comunicação e o nível de geração de comunicação são crescentes, sendo que na maior parte dos casos a comunicação é recebida do nível estratégico e repassada ao nível ao operacional, correndo o risco de se transformar nesse interim, perdendo e muitas vezes sofrendo alterações sensíveis. Se a comunicação falha quando passa por esse nível acaba com o princípio de “unidade de direção”, pois cada um passa a seguir uma direção independente, desconectando os objetivos estratégicos  da operação da empresa.
                E chegando no nível estratégico da empresa, de onde a comunicação deve ser gerada com maior ênfase e as pessoas devem trabalhar fortemente para garantir a “unidade de comando”. Cabe à diretoria da empresa ter um processo definido de consolidação de sua estratégia, que pode se dar através de  BSC (Balanced Scorecard) , Scorecard e outras ferramentas de planejamento estratégico aliadas à ferramentas de qualidade, como 5W1H, relatórios de três gerações e gerenciamento de planos de ação.
                Independente das soluções adotadas elas precisam ser fortemente comunicadas para que não ocorram divergências de entendimento e os objetivos da corporação cheguem a cada colaborador, que poderá passar a olhar suas atividades visando os objetivos estratégicos. Se a estratégia desejada não for implanta e conduzida de maneira única para todos os colaboradores da organização dificilmente ela será implementada com sucesso.

“Uma vez  que você sabe o caminho  tudo é mais fácil de ser feito”
Roni Stefanuto Rodrigues
Roni_stefanuto@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário