quarta-feira, 18 de maio de 2011

A importância da caixa preta


Imaginem como seria a aviação hoje sem a invenção da caixa preta. É unânime que este artefato ajudou muito o setor a evoluir  quando em relação à  segurança. Mas por quê?
            Neste artefato são gravados diversos dados do voo, como altura e velocidade, além de gravar o som da cabine do piloto. Mas pra quê?
            Quando um avião sofre um acidente a caixa-preta ajuda os analistas a identificarem as possíveis causas, ajudando assim o risco de acidente em voos ser de um em três milhões, um pouco menos que isso (um em 4,25 milhões) de ocorrer acidente com morte. As causas críticas identificadas viram conhecimento da comunidade internacional e em muitos casos acabam sendo criados componentes (físicos ou não) de segurança, que podem se tornar obrigatórios na aviação internacional.
            “Tudo bem, não trabalho na TAM nem na GOL, como eu utilizo isso no meu negócio?” “Isso” pode ser chamado de gestão do conhecimento. E cabem questionamentos: Como funciona o processo de treinamento na sua empresa? Como se registra o conhecimento gerado? Quando um colaborador sai sempre existe alguém que possa substituí-lo? O conhecimento está disponível para os outros? As informações que ele gerencia estão disponíveis na rede da empresa? Quanto mais vezes o “não” foi a resposta maior o risco de perda de conhecimento.
            Existem softwares que facilitam na gestão do aprendizado em projetos, mas esse é um passo avançado para quem não sabe por onde seguir. Tudo que acontece na organização deve  estar registrado de um jeito que mostre ao colaborador que regras são seguidas para a formulação daquele processo (Políticas e diretrizes) e como operacionalizar aquele processo (procedimento).
Uma coleção de “apostilas” de procedimentos  pode ser feita e disponibilizada aos colaboradores tanto fisicamente como virtualmente, tomando o cuidado de direcionar o conhecimento a quem é necessário, mas sem negar este conhecimento ao  resto da organização.
Os gestores das áreas precisam ser incentivados a colaborarem na gestão do conhecimento de sua área, mantendo atualizadas suas “apostilas” e fazendo com que os funcionários conheçam, pelo menos na teoria, tudo que é aplicável dentro do setor.
Os resultados do processo de gestão do conhecimento podem ser sentidos de diferentes formas: No curto prazo alguns processos serão otimizados, pois ao escrever o processo algumas falhas serão percebidas. Com o tempo serão percebidos ganhos de redução de tempo de treinamento de novos funcionários  e a garantia de que os processos existentes são conhecidos e seguidos.

“Suas pessoas não fazem seu negócio funcionar. Os processos fazem o negócio funcionar; as pessoas fazem os processos funcionarem”

Roni Stefanuto Rodrigues

Um comentário:

  1. Bom texto Roni.

    Cada vez mais a discussão sobre o aprendizado nas organizações ganha importância.

    Com a necessidade de pessoas e processos serem re-inventados quase que diariamente, conhecer e aplicar processos de Gestão do Conhecimento é algo fundamental para a garantia das posições alcançadas e também para conquista de novos objetivos.

    Abraço!

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