quarta-feira, 1 de junho de 2011

Criando caminhos, quebrando barreiras



“Se você sempre fizer o que você sempre faz, você sempre terá o que você sempre teve”

                A maior dificuldade das empresas  é enfrentar situações nunca vistas, quando referências do passado não podem ser perfeitamente aplicadas para gerarem a solução. E no primeiro momento que enfrentam o “novo inimigo” já começam a se deparar com tabus. Soluções são discutidas e idealizadas  mas deixam de existir antes da ser trabalhada para ser concebida. Mas porque as ideias morrem?
                A falta de debate e análise real das possibilidades faz com que ideias e projetos interessantes acabem não acontecendo. A falta de métodos ao enfrentar o “novo inimigo” faz com que gestores fiquem avessos às soluções apresentadas. Quais as consequências?
                A consequência a curto e médio prazo é elevação das despesas operacionais. Quando se enfrenta o novo uma das grandes “soluções” encontradas é contratar uma consultoria especializada, que na maioria das vezes  tem o mesmo conhecimento técnico que alguns funcionários da contratante, mas ainda não conhecem os processos da empresa contratante  com o mesmo nível de detalhamento que seus colaboradores, fazendo com que a empresa gaste tempo mostrando seus processos para a consultoria  o que torna a própria consultoria ainda mais cara. E no longo prazo, o que acontece?
                Os funcionários passam a se sentir desestimulados a gerarem novas soluções, pois a não aceitação de ideias torna o impulso por novas ideias cada vez menor e toda vez que aparece um novo problema a solução acabará vindo de fontes externas. E o que fazer?
                Estimular na empresa processos de aprendizado e análise de soluções. Existem diversas ferramentas como o  tão conhecido “brainstorm”, além das metodologias MASP e PDCA que são ferramentas poderosíssimas na solução de  problemas e principalmente na verificação dos resultados das soluções aplicadas.
                O importante é garantir que as ideias não serão rejeitadas sem análise, para assim manter um time sempre criativo e gerador de oportunidades.

“Mudança é a única constante” –Heráclito de Éfeso (535-475 A.C)

Roni Stefanuto Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário